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As apostas que transformaram uma loja do interior em uma das maiores da América Latina

 

Quando Luiza Helena (67) entrou à frente do Magazine Luiza no ano de 1991, a convite de sua tia fundadora, a empresa entrou em um processo de transformação e projeção nacional. O “jeito Luiza de ser” foi totalmente voltado para uma gestão de inovação e principalmente no atendimento.

A empreendedora nasceu em 9 de outubro de 1951, em Franca – SP, mas quando o Magazine Luiza surgiu, em 1957, Luiza Helena Trajano era apenas uma criança de 6 anos. A loja, fundada por sua tia Luiza Trajano, se tornou um patrimônio familiar entre as décadas de 60 e 70 com o envolvimento de alguns parentes no negócio. O gosto de Luiza pelo empreendedorismo pode ter vindo de família, mas a liderança nata era manifestada na menina desde cedo. Com apenas 12 anos, se prontificou a trabalhar atrás do balcão da loja da tia para conseguir seu próprio dinheirinho.

Eu provei que uma mulher do interior pode vencer, sem abrir mão dos seus valores e princípios.

O gosto pelo que fazia fez com que a empreendedora crescesse na loja. Se formalizou vendedora com 18 anos e exerceu diversas funções no negócio. Escolheu graduar-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, em 1972. E em 1976, enxergando um futuro promissor do negócio, a tia de Luiza iniciou a expansão comprando as Lojas Mercantil e inaugurando a primeira sede administrativa em Franca/SP, e no ano seguinte o Magazine Luiza já era uma rede com 30 lojas abertas. Em 1983, o primeiro passo fora de São Paulo foi ganhar espaço no setor em Minas Gerais e em 1991, nomeou Luiza Helena para comandar a empresa.

As marcas da gestão da empreendedora se baseariam principalmente em ideias inovadoras, transformando o Magazine Luiza em um exemplo de sucesso e pioneirismo no varejo e trazendo a expressão midiática e conhecimento da marca de forma nacional. A primeira grande aposta foi criar um modelo de comércio onde se vendiam produtos por meio de terminais multimídia, sem produtos em vitrine ou exposição. Os clientes visitavam as lojas e faziam a compra pelo computador junto aos vendedores.  

 

“Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.”

 

Outra ideia de Luiza que viria a se tornar exemplo para outras redes foi a criação da promoção ‘Liquidação Fantástica’, onde a loja abriria as portas durante a madrugada após a virada do ano com descontos de até 70%. As pessoas, e até mesmo a tia de Luiza diziam que aquilo era uma loucura. Mas deu tão certo a experiência que logo a ideia foi copiada por outras lojas de varejo. Já em 1999, a gradual popularização e expansão da internet aguçou os sentidos da empreendedora novamente, que em sua gestão lançou o site ‘magazineluiza.com’.

A expansão da rede não parou. No ano seguinte adquiriu as Lojas Líder, a rede Wanel, as Lojas Base, Kilar e Madol, inaugurando assim 76 novas lojas. Durante a Copa do Mundo de 2014, tomou a iniciativa estratégica de ser a única rede de varejo patrocinadora da transmissão da Copa do Mundo pela Rede Globo. Além de associar-se ao programa do apresentador Faustão na mesma emissora para propagar a marca nacionalmente.

O auge de Luiza Helena como empreendedora foi em 2008, quando se tornou presidente da rede, e no mesmo ano foi eleita para presidir o Instituto para Desenvolvimento do Varejo. A gestão que fez a rede se consolidar no país como umas das principais em seu segmento, foi também a que, a partir do ano de 1998, fez o Magazine Luiza ser escolhida como umas das melhores empresas para se trabalhar, devido a política de bonificação implementada na empresa desde 1993. A valorização do funcionário sempre foi o ponto forte da administração diferenciada que Luiza implantou na empresa, construindo uma comunicação mais direta e menos burocrática. Além da implementação da participação nos lucros, a empreendedora criou um disque-denúncia dentro da empresa para combater a violência contra a mulher. E recentemente, buscando uma aproximação com seu cliente criou um canal de comunicação em que o consumidor pode entrar diretamente em contato com ela, que garante atender com total prioridade.

O modelo de administração de Luiza Helena foi até mesmo objeto de estudo por alunos da Universidade de Harvard, nos EUA. Desde janeiro de 2016, a empreendedora passou o posto da presidência da Holding para seu filho Frederico Trajano, de 41 anos.

A rede conta com mais de 22 mil funcionários, atingindo um faturamento de 4,4 bilhões de reais em 2017. São mais de 700 lojas físicas presentes em 16 estados e vem crescendo cada vez mais no modelo e-commerce, classificando-se como uma das maiores varejistas da América Latina.

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