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Sua empresa foi pioneira e mudou a relação do varejo com a internet

 

Um dos fundadores do maior site líder da América Latina em comparação de preços, o Buscapé, quando criança se sentiu decepcionado ao conhecer pela primeira vez o que era um computador. Ainda no fundamental, estudava programação por curiosidade e já projetava ser dono de uma grande empresa como o Bill Gates, apesar de ouvir de uma professora que talvez fosse melhor ele sonhar mais baixo…

Romero Rodrigues nasceu em São Paulo, no dia 1º de outubro de 1977. Desde cedo, conviveu com dois exemplos de empreendedorismo em casa: seu pai e seu avô. Quando estava na 8ª série, entrou em contato pela primeira vez com um computador ao iniciar um curso de computação, mas a primeira impressão com o Microsoft Works não foi das mais agradáveis. Sua percepção, porém, mudaria ao ser apresentado ao GW-Basic.

Eu diria que eu sou quase neurótico, paranóico quando eu estou apaixonado por uma ideia.

Na mesma época, Bill Gates havia alcançado com a Microsoft um valor de mercado entre 6 a 7 bilhões. Foi quando ele decidiu: “eu quero isso! Vou montar uma empresa que vai desenvolver software”. Na escola, em uma aula de orientação vocacional, quando desenhou um prédio enorme com suas inicias em cima, a orientadora lhe disse: “vou te dar um conselho. Você precisa nivelar suas expectativas, porque você tem uma grande chance de se frustrar”. As palavras o atingiram, mas não o suficiente para fazê-lo mudar de ideia. Deu seus primeiros passos no empreendedorismo montando um negócio de venda de planfletos dentro de casa, usando o computador e a impressora matricial do pai.

Ingressou no curso de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1995 aos 18 anos e na na mesma classe encontrou Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges, que seriam seus amigos e futuros sócios. Estagiando juntos no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da Poli USP,  a ideia que mudaria suas vidas surgiu em 1998, após outros 4 negócios não vingarem. Enquanto Rodrigo procurava na internet por determinado modelo de impressora, ficou decepcionado por não encontrar informações sobre preço, nem especificações técnicas sobre o equipamento. Foi a partir daquela constatação que os três, mais o amigo Mario Letelier- estudante de administração, desenvolveram o primeiro software do “Quanto Custa?”. Trabalhando em um escritório na Vila Olímpia, o time dormia em beliches no próprio escritório para não perderem tempo. Investiram dinheiro em três computadores pessoais e R$4.800,00.

 

“Eu acho que quando você empreende, mais do que buscar um resultado financeiro, principalmente quando você quer fazer um empreendedorismo de alto impacto, você quer tentar transformar o mundo um pouquinho que seja.”

 

Eles ligavam para os varejistas para falar-lhes sobre a possibilidade de começarem a mostrar seus preços pela internet aos consumidores, mas quando não desligavam na cara dos estudantes, os chamavam de malucos. Sem o retorno esperado, decidiram colocar no site aqueles preços que já estavam online, e foi o segundo site de comparação de preços a ser lançado no mundo inteiro. O nome Buscapé foi oficializado em 1999, após descobrirem que “Quanto Custa?” já estava registrado.

Na época, o maior varejista listado no site chegou a ameaçar processá-los se não o tirassem da lista, mas como eles ainda não tinham uma empresa aberta, decidiram ganhar tempo e não tirá-lo do ar. Com o crescimento do comércio eletrônico e o boom da internet, o Buscapé recebeu seu primeiro investimento em 1999 com as empresas E-Platform e SmartMoney. Já em fevereiro de 2000, o Buscapé ganhou uma grande matéria na revista Veja, mesma época em que as aulas na USP havia retomado. Romero chegou a ir na primeira aula após passar a noite em claro trabalhando, porém, foi na saída da aula que ele tomou clareza do que estava realmente acontecendo e tomou a decisão de trancar a faculdade para se  dedicar 100% ao negócio.

No meio do mesmo ano sua empresa recebeu a injeção de US$ 3 milhões das organizações Merrill Lynch e Unibanco. A empresa atingiu seu ponto de equilíbrio somente em 2002, quando os varejistas já pagavam para serem listados, até mesmo o grande varejista que os havia ameaçado teve que se render. Foi uma grande conquista ao perceberem que haviam quebrado um paradigma.

Após uma grande expansão para a América Latina, em 2005 o fundo Great Hill Partners passa a ser o único sócio junto com os fundadores do site. Fundiram-se ao concorrente Bondfaro, transformando-se no maior site de pesquisa de preços da América Latina, com escritórios no México, Argentina, Chile e Colômbia. Com presença em 28 países em 2009, o grupo já mantinha novas plataformas digitais, como o Bcash, Brandsclub, Btarget, Moda it, E-bit, Lomadee, FControl, QueBarato!, Shopclic, MeuCarrinho, SaveMe, Hotmart, Recomind, Urbanizo, Cuponeria e Navegg.

Já Romero, aos 31 anos, vendeu 91% da sua empresa ao Naspers por US$ 342 milhões, sendo o maior negócio da internet brasileira. O empreendedor se manteve no grupo até 2015 e já se tornou uma referência para o empreendedorismo, atuando como investidor anjo. Atualmente é sócio do fundo de venture capital americano Redpoint Eventures no Brasil, como terceiro diretor.

Romero ainda atua como conselheiro das empresas Endeavor (de apoio ao empreendedorismo) e Movile (empresa de TI).

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