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A trajetória do gaúcho que traz mais cor para os pés mundo afora

 

Nascido em janeiro de 1950 na cidade de Farroupilha, interior do Rio Grande do Sul, Alexandre Grendene Bartelle foi, juntamente com o irmão gêmeo, incentivado desde criança a criar o próprio negócio. Mesmo tendo se formado em Direito pela Universidade Caxias do Sul, os incentivos do avô o transformaram em um dos maiores empresários e o maior exportador de calçados do país.

Alexandre e o irmão, Pedro Grendene Bartelle, tiveram uma infância comum, porém sempre ouviram de seu avô sobre empreendedorismo. Tanto que, com um capital emprestado do patriarca da família, compraram máquinas injetoras de plástico, contrataram 5 funcionários e fundaram, aos 21 anos de idade, a Plásticos Grendene Ltda: uma empresa que produzia telas para garrafões de vinho.

O início é sempre difícil, então tem que ter muita vontade e foco. É preciso ter humildade para manter as pessoas ao seu lado, porque não se faz nada sozinho.

Logo em seguida, migraram o foco da empresa para produção de peças em plástico para máquinas agrícolas, porém ainda não se sentiam totalmente satisfeitos com o que faziam. Mas não demorou muito para se encontrarem, e pouco tempo depois entraram para o ramo de calçados, se tornando pioneiros no uso de nylon para a fabricação de solados e saltos.

A primeira sandália foi lançada em 1978 e se chamava Nuar. E logo no ano seguinte, Alexandre criou uma de suas marcas de maior sucesso: a Melissa, com sua clássica sandália Melissa Aranha, um sucesso que explodiu de imediato ao inaugurar o merchandising de calçados em novelas.

A partir dali, o empreendimento só cresceu, agregando mais marcas ao que agora era o Grupo Grendene e conquistando inclusive o exterior, com coleções da Melissa em parceria com designers internacionais como Jean-Paul Gaultier. Além do sucesso, entraram no mercado infantil, produzindo produtos infantis em todas as marcas do grupo.

 

“Chega um ponto da vida que você quer diminuir o ritmo de trabalho, e para isso precisa de pessoas competentes que trabalhem por você.”

 

Deram um salto no mercado masculino em 1986, ao lançar a marca Rider: uma linha de calçados masculinos, com design diferenciado e priorizando o conforto. E em 1994, para atingir uma outra parcela do público feminino, adicionaram a criação de mais uma marca: a Grendha.

Em 2001, foi o lançamento da marca que se tornou a líder de vendas do grupo: a Ipanema. Com o logo criado pelo cartunista Ziraldo, a linha praia surgiu para competir com a Havaianas, com chinelos que possuem uma essência praiana e cosmopolita ao mesmo tempo. Tanto sucesso se justifica pela presença da modelo Gisele Bündchen como porta-voz da marca.

Ainda no começo dos anos 2000, a Grendene comemorou pela primeira vez a liderança brasileira em número de pares exportados, título que carrega até hoje, comercializando seus produtos em mais de 90 países. Na década seguinte, o empreendedor continuou fazendo a empresa crescer com velocidade, agregando cada vez mais marcas ao grupo e fazendo parcerias com estilistas conhecidos no mundo todo. 

Em 2013, Alexandre deixou o cargo de CEO da empresa e passou a fazer parte da presidência do conglomerado. Em janeiro do ano seguinte, entrou para a lista dos bilionários da Forbes, com uma fortuna de $ 1,4 bilhão. Hoje já possui um patrimônio de $ 2,2 bilhões, ocupando a posição de 25º pessoa mais rica do Brasil.

Atualmente a Grendene é proprietária de 8 marcas: Melissa, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Grendene Kids e Pega Forte. E emprega mais de 24 mil funcionários, entre 11 fábricas no país.

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Site GrendeneForbesPortal Suno ResearchExameEconomia UolPortal Ofar
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