A necessidade foi a mola que impulsionou a vida de David Portes para o sucesso. Começando como camelô, David, de 61 anos, criou suas próprias estratégias de marketing para fidelizar seus clientes, alcançar novos e crescer em popularidade e lucros. Hoje é considerado um dos melhores palestrantes e consultores de marketing e vendas do Brasil, chegando a fazer 15 palestras por mês para grandes empresas. Já foi até mesmo citado pelo guru do Marketing, Philip Kotler, nos EUA, como um exemplo de empreendedorismo.
Capixaba, criou-se em Campos, Rio de Janeiro, trabalhando na lavoura junto a família para sobreviver. A vida dura permitiu que David estudasse somente até a sétima série e a necessidade fez com que ele se mudasse para a capital do Rio de Janeiro, já casado e com a esposa grávida do primeiro filho. Exerceu diversas funções como vendedor informal, até se firmar como motorista de carteira assinada para a gravadora Polygram. O trabalho permitiu que ele mantivesse uma casinha na comunidade da Rocinha. Contudo, foi demitido da empresa e as dificuldades vieram a se agravar. Acabou sendo despejado com a esposa e passou a morar na rua.
Naquela situação, David catava latinhas nas ruas e fazia bicos para conseguir comprar alimento, até que precisou pedir dinheiro emprestado, o equivalente a 12 reais, para comprar um remédio para esposa. Diante de um momento decisivo, o empreendedor mudou o rumo daquele dinheiro. Ao invés de ir à farmácia ele foi até uma distribuidora e investiu o dinheiro em doces. Em 1 hora ele havia vendido tudo, transformando 12 reais em R$ 24.
“Veio uma voz na minha cabeça dizendo que eu devia fazer isso e comecei a vender os doces na calçada, onde hoje é a banca mais famosa do Brasil.“
Após comprar o remédio que a esposa precisava, David investiu o restante na compra de mais doces e passou a vender. Foi a partir daquela experiência que o empreendedor descobriu que tinha o dom de vender e encantar as pessoas. Com o tempo conseguiu investir em uma banca de doces no centro do Rio de Janeiro, na Rua Presidente Wilson, e no fim do primeiro ano ela já tinha 320 artigos para venda, conseguindo finalmente retirar a sua mulher e o seu filho da rua.
Usando do sorriso como sua marca registrada, percebeu que não conseguiria manter seus lucros se não buscasse se diferenciar da concorrência que aumentava ao seu redor. Com foco total na experiência do cliente, David decidiu criar sua própria base de dados, hoje com mais de 5 mil clientes cadastrados, segundo ele, para facilitar seu pós-venda. Conseguiu aumentar seu faturamento em 30% quando criou um “Call Center” que atende clientes com preguiça de descer dos prédios para comprar os produtos. Começou utilizando orelhões de rua próximos à barraca e depois usando o próprio celular, fazendo o Delivery.
“Sonhar é só a noite. De dia a gente tem que acordar, traçar metas, buscar os nossos objetivos, insistir e persistir.”
Criou um Drive-Thru e implementou um sino que toca quando o cliente passa, sendo premiado com um bombom ou bala. Dividiu a banca em setores, como o “Engordiet”, Mezanino, Setor de Refrigerado, além de criar promoções inusitadas, conquistando parceria com outras empresas para agregar valor ao seu negócio.
Já promoveu sorteio de passagens para Miami em parceria com a United Airlines, e criou a campanha “A barraca do David suja, mas depois manda limpar”, associando-se a uma clínica odontológica. As compras a partir de R$ 4 eram carimbadas em um Cartão Fidelidade, e ao completar 32 pontos (quantidade de dentes em uma arcada dentária), os clientes ganhavam uma limpeza bucal. Por causa dos mimos, brindes e promoções que o empreendedor criava para chamar e encantar seus clientes era constantemente alertado que ele tomaria prejuízo, mas ele estava enxergando muito mais à frente.
A visibilidade nacional e internacional veio após atender a um jornalista em sua banca, que encantado com o atendimento inusitado do empreendedor, fez David virar matéria no jornal. A partir dali o ex-camelô começou a dar entrevistas para TV e ser convidado a ministrar palestras para executivos do mundo corporativo.
Hoje acumula mais de 1.500 palestras. Além do Brasil, já levou sua experiência para pessoas nos Estados Unidos, China, Portugal, Japão, Argentina e Uruguai. Já inspirou grandes multinacionais como Unilever, Nestlé, Chevrolet, Coca-Cola e P&G, com sua história de superação, abordando temas como motivação, empreendedorismo, liderança, vendas e marketing.
Em 2006, recebeu o título de melhor palestrante do mundo pela World Confederation of Businesses (Confederação Mundial de Negócios), nos EUA e foi entrevistado no programa do David Letterman (mais famoso programa de entrevistas do mundo), dividindo o estúdio com o ator Mel Gibson.
Atualmente conta com um site oficial para contato, e ao lado do filho Thiago Monsores, é dono da Invescomm, uma união de três empresas: a Agência de marketing AD; o app Facilista; e a Talk Palestras; além de uma franquia de cafés, um centro gastronômico e a mesma barraca de doces, onde começou sua história. Recentemente está à frente da Fintech Umclub, como embaixador da marca e lançou uma autobiografia intitulada “David – Uma Lição de Vida e Marketing”, com mais de 40 mil cópias vendidas até o ano de 2015.