FinanceiroServiço

O sonho grande do homem que completou o trio mais rico do país

O empresário Carlos Alberto Veiga Sicupira, aos 70 anos, é hoje o 4º homem mais rico do Brasil e 96º do mundo, atuando em vários setores, principalmente nos de bebidas e varejo.

Pouco se sabe sobre a infância e criação desse que é um dos maiores empreendedores do Brasil. Muito reservado sobre sua vida pessoal, Beto, como prefere ser chamado, não deu muitas entrevistas durante sua carreira. Por outro lado, quem já o conheceu, ressalta sua humildade e simplicidade.

Nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, Beto Sicupira compõe o trio sócio da companhia belga-brasileira Anheuser-Busch Inbev, a maior cervejaria do mundo e dona de 25% do mercado global, junto com seus parceiros Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles. Também criaram a companhia 3G Capital, e juntamente com o americano Warren Buffet, são donos das empresas Burger King e Heinz.

Formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e diplomado na Harvard Business School (EUA), Sicupira é tido como um homem que gosta de apostar em talentos jovens para os negócios.

A carreira ao lado de Jorge Paulo Lemann teve início em 1973, aos 25 anos, quando foi convidado pelo empresário para fazer parte do time da corretora Garantia. Ao lado de Marcel Herrmann Telles, os três uniram força e expertise e transformaram a corretora em um banco de investimentos.

Com o sucesso do banco, era hora de crescer mais: em 1982, adquiriram a varejista Lojas Americanas. Em 1989, o grupo de sócios investiu e comprou a primeira cervejaria: a Brahma, maior fabricante da bebida no Brasil àquela época. Dez anos mais tarde, era hora de dar mais um passo rumo ao domínio do mercado mundial. Para tal, adquiriram a Antarctica e, consequentemente, criaram a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). O empreendedorismo notavelmente faz parte da trinca de sócios, mas foi Carlos Alberto Sicupira o maior entusiasta de trazer para território brasileiro o Instituto Empreender Endeavor no ano de 2000, de acordo com reportagem da Época Negócios. A entidade sem fins lucrativos, promove o empreendedorismo em países em desenvolvimento.

Mesmo nos momentos em que tinha patrão, eu achava que era dono do que estava fazendo.”

Em 2004 nasceu a 3G Capital, especializada em private equity – a força do grupo brasileiro foi logo noticiada com a compra da empresa belga, produtora de cerveja, Interbrew. A fusão da AmBev com a Interbrew deu origem à InBev, maior fábrica de cervejas do mundo. E expandiu ainda mais o poder no mercado de bebidas ao comprar, em 2008, a Anheuser-Busch, responsável pela Budweiser, cerveja mais vendida dos Estados Unidos. Com isso, a InBev tornou-se a maior produtora da bebida no mundo.

 

“Sonhe grande, cerque-se de pessoas melhores do que você e trate todo mundo da forma como você gostaria de ser tratado.”

 

Entre os anos de 2010 e 2013, a 3G Capital expandiu o catálogo de produtos ao adquirir o Restaurant Brands International (proprietário das redes de fast food Burguer King e cafeteria Tim Hortons) e a Kraft Heinz (do ketchup Heinz).

Beto é também membro do Conselho de Administração da AmBev e sócio da GP Investimentos. É membro ainda do conselho de outras instituições, como o da Lojas Americanas e da Board of Associates da Harvard Business School, e de 1990 a 1999 atuou como membro do Conselho de Administração da Brahma.

No ano 2000, a família Sicupira criou a Fundação Brava, que investe em projetos de melhoria da gestão pública e de ONGs. Além de, junto com seus sócios e amigos, Lemann e Telles, ele é um dos líderes da Fundação Estudar, voltada ao desenvolvimento de lideranças.

Hoje, a companhia emprega aproximadamente 116 mil pessoas em mais de 30 países, e em 2009 a AB Inbev registrou um lucro de US$ 4.613 bilhões.

O empreendedor possui um patrimônio estimado em US$ 12 bilhões de acordo com o ranking 2018 da Forbes.

Fonte
ForbesEconomia UolExameÉpoca NegóciosPortal AsaasPortal ExperienceSuno Research
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close