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O homem que herdou a paixão por sapatos

Filho de Anderson Birman e Maria Lúcia, Alexandre Café Birman (42) nasceu no ano de 1976 em Belo Horizonte e cresceu na fábrica da família, fator que foi decisivo para o futuro profissional do empresário. Aos 41 anos, ele é proprietário do maior grupo no setor de calçados do país, e literalmente não vê fronteiras para o sucesso de sua marca.

A história do empreendedor se mistura com o histórico da empresa de sua família. O pai fundou, aos 18 anos, uma fábrica de calçados que se tornou a conhecida Arezzo. E tendo passado a infância na empresa, Alexandre conquistou um cargo aos 12 anos, aprendendo todas as etapas de produção de um sapato.

Aos 14 anos foi estudar em um colégio interno em Boston, nos EUA. Após 2 anos, voltou com a vontade de empreender, mas invés de se tornar um sucessor, decidiu abrir o próprio negócio. Logo, pediu um terreno emprestado ao pai, onde montou um estacionamento. Faturava cerca de R$ 10 mil por mês, chegando a comprar o primeiro carro com o próprio dinheiro.

Porém, sua vontade sempre foi trabalhar com sapatos, até que, em uma feira italiana de calçados, encantou-se por uma palmilha anatômica de cortiça e borracha para praticantes de mountain bike. Despertando, em 1995, a ideia da Schutz, uma palavra alemã que significa “proteção”. A proposta inicial era fabricar sapatos esportivos, mas logo mudou sua estratégia e tornou-se uma marca de calçados femininos conhecidos pelo “luxo acessível”.

“Uma marca não se faz só de propaganda. Ela é como um ser vivo, que precisa de cuidados o tempo todo.”

O primeiro grande passo foi dado em 2001, em uma feira de calçados em Las Vegas, quando a multinacional Aldo encomendou 30 mil pares. A partir dali, exportando mais da metade dos produtos e com valor de mercado de R$ 120 milhões, chamou a atenção do fundo de private equity Tarpon, que propôs a união de Arezzo e Schutz, formando a holding Arezzo S.A. E em 2007, o fundo adquiriu 25% do grupo, investindo R$ 76 milhões para a expansão das lojas.

“Sempre sonhei em criar uma marca que as celebridades usassem. Mas nunca paguei, foi acontecendo. O segredo é ter um bom relacionamento.”

Em novembro de 2008, uma nova marca do grupo é lançada: a Anacapri, que leva o nome da cidade de uma ilha no Mediterrâneo. Qualidade, preço e conforto são os itens indispensáveis da marca. Lançam cerca de 1 mil modelos por ano, apresentados em três principais coleções e edições limitadas.

Em 2009, o empresário criou uma nova marca que leva seu nome: a Alexandre Birman é voltada ao segmento de alto luxo, conquistando rapidamente um espaço em grandes lojas americanas de departamento como Saks Fifth Avenue, Neiman Marcus e Bloomingdale’s, com sandálias que custam a partir de $ 500. Além disso, no ano de lançamento foi convidado para calçar os personagens da série americana Gossip Girl, transformando alguns modelos em hit.  

Em 2012, Alexandre assumiu a presidência da companhia, enquanto seu pai, Anderson Birman, passou a se concentrar apenas na presidência do conselho. O objetivo da sucessão foi agilizar os processos da empresa e manter o crescimento das marcas pertencentes ao grupo.

No mesmo ano, atravessou a fronteira: a primeira Schutz internacional foi inaugurada em Nova York, para testes sobre o mercado americano. Mesmo com um aluguel de mais de 1 milhão de dólares por ano, a unidade sempre foi lucrativa. Hoje, já possuem 3 lojas e pretendem encerrar o ano com outras 3 abertas no país, além de desembarcarem na Europa e Ásia.

Em 2015 nasceu a Fiever, uma marca de tênis com pegada urbana e despretensiosa, voltada para o público jovem. Buscando sempre inovar e acompanhar o ritmo das gerações, o nome surgiu de uma mistura de “febre” em inglês com “five” (cinco em inglês; 5ª marca do grupo).

Em maio de 2018, Arezzo&Co lançou sua mais nova marca: a Owme (junção das palavras inglesas “Own” + “Me”). Com estilo atemporal, buscam atender uma demanda das consumidoras que desejam sapatos confortáveis, porém bonitos para todas as ocasiões.

Alexandre mora em São Paulo mas passa muito de seu tempo no Rio Grande do Sul, onde fica a fábrica do grupo. Conta com 120 funcionários que produzem 350 pares de sapatos por dia, em um processo que dura 3 dias desde a chegada do material até o saída do calçado.

O trabalho do empreendedor já rendeu algumas premiações como o Prêmio Vivian Infantino Emerging Talent Award 2009; Top 10 Designers pela Footwear em 2012; Membro do Conselho dos Designers da América; e Designer do Ano 2017 pela Fany Gala NY.

CEO da companhia, Alexandre comanda as marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Fiever e Owme; que somam 618 lojas espalhadas pelo país, entre franquias e unidades próprias, que vendem 12 milhões de pares de calçados e 1,2 milhão de bolsas anualmente, alcançando um faturamento de mais de R$ 1,5 bilhão no último ano.

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Arezzo Co.Jornal O GloboAlexandre BirmanMeio & MensagemIsto É DinheiroRevista ÉpocaSuno ResearchVeja SpRevista GQ
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