Filho de José Ermírio de Moraes, fundador do conglomerado brasileiro Votorantim S.A, e Helena Pereira Ignacio, o empresário Ermírio Pereira de Moraes, 85 anos, foi o mais novo entre os quatro filhos do casal e hoje é um dos coproprietários da empresa familiar nacional e centenária, atuante nos ramos da indústria de cimento, papel e celulose, alumínio, energia e agronegócio.
Graduou-se em Engenharia de Produção de Petróleo nos Estados Unidos, na Universidade de Tulsa (Oklahoma), assim como seus irmãos. Sua carreira foi iniciada e construída desde sempre na Votorantim, aos 23 anos, atuando em compra de terras e investimentos em reflorestamento, no interior de São Paulo, já que os negócios dependiam de celulose e carvão. Em 1959 foi designado para resolver a crise que a Companhia Nitro Química passava naquela época. Na década de 70, Ermírio foi responsável pela instalação de uma fábrica de cimento em Goiás e após a morte de seu pai, em 1973, seus irmãos mais velhos, Antônio Ermírio e José Ermírio de Moraes Filho, assumiram o cargo máximo da empresa até a saída de Antônio Ermírio em 2001, por motivos de saúde. Os irmãos passaram a integrar o Conselho de Administração da companhia, mas na mesma época o irmão José Ermírio de Moraes Filho faleceu após 2 anos lutando contra um câncer de garganta.
Em 2016, houve a fusão das finanças e dos negócios da companhia, tornando-a Votorantim S.A. Hoje a empresa tem como coproprietários os irmãos Maria Helena Moraes e o próprio Ermírio Pereira de Moraes. Ele já ocupou cargos executivos e atualmente é sócio do Grupo, onde dois de seus filhos estão no Conselho de Administração. Também atua como membro do Conselho Consultivo de São Paulo, organização não-governamental sediada no Brasil que defende e oferece tratamento para crianças com deficiência.
A Votorantim S.A apresentou um Ebitida (indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto) de mais de um bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2018 e no ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Ermírio Pereira de Moraes é a 887ª pessoa mais rica do mundo e 13ª do Brasil. Sua fortuna está estimada em 2,7 bilhões de dólares.