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A mulher que provou que qualquer hora é hora de se reinventar

 

Acima dos 30 anos, separada e com 3 filhos para criar. Quem poderia dizer que esse seria o momento perfeito para arriscar em uma carreira nova? Pois foi a mudança que a empreendedora Mônica Burgos precisava para dar o primeiro passo em direção a criação da Avatim, marca pioneira no mercado de marketing olfativo e em franco crescimento.

Mineira criada na Bahia, Mônica formou-se em advocacia seguindo os passos do pai. Casou-se cedo e recebeu o diploma de graduação com o primeiro filho nos braços. Foram oito anos exercendo a profissão e administrando a rotina com 3 filhos. Os 30 anos chegaram junto com uma crise, tanto no campo pessoal quanto no profissional.  Decidiu pelo divórcio e uma virada completa em sua vida.

Mas meu maior desafio foi correr atrás da realização profissional e ainda conseguir me sustentar sem a ajuda da família.

Embarcou para o Rio de Janeiro um ano e meio depois, em março de 1999, com os três filhos e se matriculou em três cursos de uma só vez. Um deles era de Produção de Moda, onde envolveu-se com um projeto sobre os 5 sentidos no marketing, e acabou se encantando pelo conceito do marketing olfativo: O cheiro que pode representar uma marca e fidelizar seus clientes.

Já naquela época, Mônica percebeu que existia essa lacuna no mercado, pouco disseminado e praticado. Quando o curso chegou ao fim, em 2001, voltou para a Bahia disposta a trabalhar com consultoria de moda, oferecendo o conceito do marketing olfativo. Adquiriu 50 litros de 20 variedades de fragrâncias produzidas artesanalmente por um produtor em Teresópolis e começou seu negócio porta a porta.

A primeira experiência foi junto a amigas donas de lojas. Com a surpreendente aceitação, mudou-se para Salvador e começou a revendê-los na capital baiana, apresentando a ideia da identidade olfativa das marcas. Em seis meses conquistou 600 clientes diretos, e logo precisou contratar meninas para ajudar, criando uma rede de cinco vendedoras. O crescimento do negócio impulsionou Mônica a comprar um sistema de gestão e alugar uma sala para guardar o estoque.

 

“Acima dos 30 anos, separada e com 3 filhos para criar, entrar no mercado de trabalho exigiu muita determinação e atenção a todas as oportunidades.”

 

Oito meses depois do seu retorno, foi procurada pelo amigo bancário César Faver, que propôs à empreendedora uma sociedade para que pudesse transformar tudo que ela já vinha fazendo em algo ainda maior. A primeira ideia seria fabricar o próprio produto com uma identidade visual mais marcante.

Em 2001 eles desembolsaram 4 mil reais cada, e começaram em uma sala com 40 m². No primeiro momento contaram com a ajuda da irmã de César, formada em farmácia bioquímica, para assinar a formulação dos produtos. No ano seguinte a empresa foi aberta oficialmente, levando o nome “Avatim”, que vem do tupi-guarani significando “cheiros da terra”.

A empresa foi pioneira nesse setor, atendendo e criando identidades olfativas paras as marcas Água de Coco, Victor Hugo, H. Stern, Arezzo, Fórum, Colcci, Any Any, Second Floor, Chevrolet, Peugeot, Ellus, e Copacabana Palace, além de instituições como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A fábrica da marca localiza-se em Ilhéus, produzindo mais de 380 itens diferentes, com faturamentos na ordem dos R$ 50 milhões. Atualmente são 120 unidades, entre lojas próprias e franquias, presente em 24 estados, agregando cerca de mil revendedores e distribuidores. Desde 2016, a Avatim fornece produtos para um distribuidor na Espanha. Em 2017 a empresa completou 15 anos no mercado e abriu em 2018 um escritório comercial em São Paulo.

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