ComunicaçãoServiço

De origem humilde ao pedestal de maior publicitário do país

 

Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes, aos 60 anos, é Chairman do Grupo ABC Comunicação e já foi considerado uma das doze lendas vivas da propaganda mundial. Além da construção de um império publicitário e comunicacional no país, Nizan já marcou uma geração participando de grandes campanhas de sucesso, como o jingle do Guaraná Antarctica em 1991 “Pipoca com Guaraná”.

Nascido em Salvador, capital da Bahia, em 9 de maio de 1958, o empreendedor é considerado um dos maiores publicitários do país. Cresceu no pelourinho em uma casa humilde, com chão de cimento e sem água encanada. Estudou no Colégio Marista e formou-se em Administração de Empresas pela universidade Federal da Bahia, iniciando sua trajetória publicitária como redator.

“O empreendedor é uma pessoa que sonha de dia.

Nizan naquela época já alimentava o sonho de se tornar o melhor publicitário do Brasil. Galgou seus primeiros passo na Artplan, no Rio de Janeiro, e em 1985, mudou-se para São Paulo para trabalhar na DPZ, mas logo depois migrou para a W/GGK- hoje W/McCann.

A primeira empreitada de Nizan deu-se em 19 de setembro de 1989, quando, junto com o amigo Guga Valente, se propuseram a comprar parte da agência de publicidade DM9, sediada em Salvador. Eles conseguiram o investimento do banco Icatu de US$ 1 milhão, mas o desapontamento veio no dia 30 de março, com o confisco do governo Collor. Nizan conta que passou um dia inteiro deitado na cama sem saber o que fazer.

O prejuízo financeiro da empresa na época só não foi desastroso porque os clientes também não tinham dinheiro. Foi na MD9 que Nizan protagonizou grandes campanhas de sucesso, conquistando prêmios no Brasil e no exterior, como o famoso jingle do Guaraná Antárctica em 1991 “Pipoca com Guaraná”, e atuando como redator do filme Hitler, do jornal Folha, que lhe garantiu o Leão de Ouro no Festival de Cannes, em 1988. O filme publicitário foi considerado como um dos 100 melhores de todos os tempos no mundo.

 

“A revolução é tão grande que se você ficar esperando ela passar, quem vai passar é você. Muitas vezes o que acontece é: as pessoas falam muito do futuro e ficam praticando o passado.”

 

Em 1997 a DM9 já estava entre as 10 maiores agências dos país, mesmo ano em que se uniu ao DDB (Worldwide Communications Group Inc.), tornando-se a DM9DDB. Em 2000, completando 10 anos no mercado, a agência foi escolhida pela segunda vez como a melhor agência do Mundo no Festival de Cannes. Mesmo ano em que Nizan se afasta do mercado publicitário e funda o IG, primeiro portal de internet gratuito no Brasil. O investimento inicial foi de US $ 20 milhões, sendo posteriormente vendido ao Grupo Brasil Telecom por US$ 150 milhões.  

Em 2002, Nizan – longe do mercado até então, o sócio e o Banco Icatu (como investidor), fundaram a agência África, considerada uma das 10 maiores agências brasileiras, e com presença internacional. No fundou-se o grupo ABC , que viria a se tornar o maior grupo brasileiro de serviços de propaganda e marketing, e o 18º maior grupo global de comunicação, concentrando 18 empresas de publicidade, marketing, branding e entretenimento, como África, DM9DDB, DM9 Rio, DM9 Sul, Escala, SalveTribal, Morya, Música Comunicação e Marketing, Pereira & O’Dell, b!ferraz, Interbrand, NewStyle, Rocker Heads, Sunset, Agência Tudo e CDN.

2013 marcou a entrada da Kinea Investimento no Grupo, assim como a compra da CDN, elevando a receita da holding para R$ 1 bilhão. Tornou-se o maior grupo da América Latina, contando com cerca de 150 clientes e 1600 colaboradores espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Nova York, Londres, São Francisco e Hong Kong.

Em 2016, a OMNICOM Group adquiriu o Grupo ABC por um valor de R$ 1 bilhão, a ser pago em cinco anos – o maior da história do mercado publicitário brasileiro. A aquisição prevê a permanência de Guga e Nizan no comando do ABC por um prazo mínimo de cinco anos. O balanço oficial do ABC demonstrou lucro de R$ 42,2 milhões em 2014.

Ganhador de vários reconhecimentos, o publicitário e empreendedor já foi foi eleito um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times em 2010, além de ter sido reconhecido como uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela Fast Company em 2011, e no mesmo ano eleito Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO. Já em 2014, foi eleito o Homem do Ano, na categoria Liderança pela GQ. O empresário e publicitário também é membro do UNAIDS (Comissão de Alto Nível sobre a Prevenção do HIV), desde 2010.

Dedicando grande parte do seu tempo a causas sociais, principalmente relacionadas a empreendedorismo, educação e preservação do patrimônio cultural do Brasil, Nizan fundou em parceria com Oskar Metsavaht, a Associação Empreendedores Amigos da UNESCO, é membro das organizações sem fins lucrativos: Clinton Global Initiative; World Economic Forum; Endeavor e a Women in the World Foundation. Participou em 2011 da criação do Together for Girls, e atua como colunista do jornal Folha de S.Paulo.

No campo pessoal, o empreendedor já chegou a pesar quase 200 quilos, até se submeter a uma cirurgia de redução de estômago em 2008, chegando a perder 54 quilos. Após a drástica mudança, Nizan passou a dedicar-se a corrida, participando de sua primeira meia-maratona em Amsterdã e completando 21Km no ano de 2015.

 

Fonte
Época NegóciosPortal Motivação PalestrasPortal TerraMeio & MensagemClube de CriaçãoComunica Campos GeraisPortal Vitamina UffMundo do MarketingEndeavor - Day1Entrevista Portal Exame
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close