Bens duráveisComércio

A união das pessoas certas que transformou uma loja em negócio milionário

 

Nascido em Florianópolis, Rafael Biasotto, de 42 anos, cresceu dentro de um lar de pais funcionários públicos. Apesar do espelho de vida estável, o empreendedorismo veio cedo para Rafael. Desde criança, efusivo e criativo, já idealizava seus primeiros negócios que, ainda jovem, lhe permitiram conquistar seu próprio dinheiro. Com 12 anos fez um curso artesanal de serigrafia e com a ajuda da mãe que costurava, ele desenhava e estampava camisetas para vender.  

Com 18 anos ele já projetava negócios com o intuito de um dia colocá-los em prática. Formou-se como Técnico em Mecânica de Produção e mais tarde começou a cursar Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1995, e foi na faculdade que deu seus primeiros passos como empreendedor ao abrir um bar temporário na praia. Suas experiências profissionais foram tanto no varejo de papelarias quanto na área de qualidade e processo da empresa REIVAX Automação.

A cada 20 mil pessoas, apenas uma será um empreendedor nato.

Com anseio de empreender, Rafael trancou a faculdade ainda no primeiro ano para estudar durante um período na Europa, aproveitando para colher todo tipo de inspirações possíveis. Quando retornou ao Brasil ele abriu a primeira versão de sua loja de artigos de decoração em 2002, na sala de casa, com um investimento inicial de R$ 8 mil que sobraram de sua viagem, e R$ 10 mil emprestados da avó.

Seu pai lhe disse que aquilo nunca iria pra frente e que Rafael deveria se envergonhar de utilizar dinheiro de sua avó. Na época, com 26 anos, o empreendedor buscou manter o foco em provar para si mesmo e para seu pai que a empreitada daria certo.

No início, com o nome Ethno – Presentes Nacionais, os artigos eram projetados pelo próprio empreendedor, que utilizava plástico polipropileno para produzir as peças: Luminárias, porta-retratos, etc. A realidade do início do negócio não era fácil, já que ele lidava sozinho com toda a logística e gestão. Em 2003 chegou a participar da House & Gift Fair, maior feira da América Latina de artigos para casa e decoração, em São Paulo, usando um estande de 2m². A experiência impulsionou o empreendedor a buscar ajuda com um antigo colega de faculdade, Ivan Oliveira, hoje um dos sócios-diretores da empresa e o complemento empresarial de Rafael.

 

“Vi que as pessoas gostavam de cores cítricas e de presentes que trouxessem uma mensagem positiva, e que não havia ainda isso no Brasil, então resolvi investir.”

 

O negócio cresceu gradualmente com a diversificação dos materiais utilizados na produção dos artigos, graças a busca por novos fornecedores no mercado chinês. Em 2005 criaram a Wacky Importações, responsável por trazer a matéria prima para o Brasil, e no mesmo ano fixaram um escritório no território chinês para facilitar a comunicação e o processo de importação. Em 2008 já haviam conquistado duas lojas próprias com o nome Uatt?, buscando sempre incorporar a marca à ideia do “Presentear com emoções, cores e alegria”.

A Uatt? porém, não construiu sua trajetória sem a ajuda do sócio Darino Tenório. Rafael conheceu Darino durante as mentorias da Endeavor, enquanto o empreendedor buscava suporte para o crescimento de sua empresa. Darino era consultor Endeavor na época e já haviam trocado muitas experiências e ideias com relação ao amadurecimento da Uatt?. O convite para uma sociedade partiu de Rafael algum tempo depois por telefone.

Darino, acostumado a trabalhar para grandes empresas formais, não tinha experiência com o ambiente de negócios de uma startup, o completo oposto de Rafael. Mas apesar das trajetórias profissionais tão opostas, a combinação deu muito certo. Atualmente A Uatt? possui 65 lojas (próprias e franqueadas), cerca de 1 mil pontos licenciados, 6 mil pontos de vendas multimarcas e conta com 140 funcionários envolvidos diretamente na criação e desenvolvimento dos 1.200 artigos da marca.

São 40 fabricantes espalhados pelo mundo atendendo a Uatt?. Em 2015 o faturamento chegou a R$ 110 milhões em toda a rede. Hoje a empresa lança 400 produtos por ano e a maior parte são produtos da personagem Bubu e as Corujinhas, originais da marca. E ainda sobre personagens e corujas, em 2015 a criatividade de Rafael junto a esposa Bruna motivou-os a idealizar uma animação que utilizasse as personagens corujinhas da Uatt?. Cerca de R$ 1 milhão já foram investidos nos primeiros episódios do desenho, além do desenvolvimento de jogos e licenciamento de produtos com as personagens.

Fonte
EndeavorExameNovo NegócioGestão e Negócios DigisaRevista Pequenas Empresas Grandes NegóciosPrograma Estado de Excelência - Canal Raimundo Ribeiro Martins
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close