Fundadora da rede de lavanderias Magic Clean, Tatiane Lobato, 41 anos, começou seu negócio sem ter uma máquina de lavar sequer. Parece improvável, mas ela tinha uma estratégia: terceirizava seus serviços fazendo parcerias com outras lavanderias. A localização da loja também gerou desconfiança inicial se daria certo: a periferia de Carapicuíba/SP. Hoje, a Magic Clean é uma rede de 4 lojas filiada à ANEL (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia) e ao SINDILAV (Sindicato das Lavanderias), além de alcançar um faturamento anual de R$ 700 mil.
Tatiane tinha apenas 6 anos quando seu pai faleceu repentinamente e a partir dali as mulheres assumiram o sustento e a educação das 5 crianças. Enquanto sua mãe passou a sustentar a casa sozinha, Dona Ieda, avó de Tatiane, cuidava da educação do netos de forma rígida, além de ter por missão ensinar Tatiane a ser uma mulher ideal: saber lavar, passar, cozinhar e costurar. Apesar dos protestos da menina, a avó dizia-lhe que um dia ela iria agradecer. Pequena, a empreendedora começou a aprender o serviço doméstico enquanto sonhava em se tornar pianista, veterinária ou uma grande executiva.
Com 11 anos, Tatiane já havia tomado para si as responsabilidades das tarefas domésticas após a perda da avó, vítima de câncer. Cuidava dos irmãos menores e não faltava à escola. Começou a trabalhar aos 13 anos em uma barraca de pastel, depois como office girl e mais tarde como auxiliar de escritório para um grupo de advogados. Aos 17, já era vendedora em lojas de shopping, mas o que ganhava não era suficiente para ingressar em uma faculdade.
“Não precisa começar grande, é só ter o sonho grande.“
Casou-se, teve seu primeiro filho e separou-se em 2004. Até o ano de 2006, Tatiane estava vivendo uma vida conturbada e sem expectativas: vivenciando um processo de divórcio difícil, a perda súbita do irmão e uma fase profissional de estagnação, pois já havia alcançado a gerência da loja, mas não tinha mais para onde crescer.
Tatiane não sabia, mas em 2006, um convite para uma festa mudaria sua vida. Ao pegar um vestido emprestado de uma amiga, tinha intenção de devolvê-lo lavado e passado por uma lavanderia profissional – mesmo que ela mesma soubesse como fazer – , pois queria demonstrar o cuidado com a roupa da amiga. No entanto, moradora de Carapicuíba, periferia de São Paulo, descobriu não existir lavanderias na sua região. As que existiam estavam localizadas nos centros ou bairros de alto padrão e foi então que a ideia veio em sua cabeça: montar uma lavanderia no seu bairro.
“Sentia que o meu talento estava sendo desperdiçado naquela empresa. Foi uma fase muito complicada, estava me sentindo um lixo como profissional e fracassada como mulher.”
Confiante sobre as habilidades aprendidas com a avó, fez um empréstimo de R$ 10 mil junto ao banco e pediu demissão. O valor foi suficiente para as reformas necessárias na loja, mas não para equipá-la com as máquinas de lavar, por isso Tatiane inicialmente terceirizava os serviços. Procurava as lavanderias que tinham as máquinas disponíveis dizendo que sua lavanderia estava com muita demanda e que precisava que lavassem algumas roupas por um valor menor, para não onerar muito seu cliente.
Algumas toparam e foi assim que a Magic Clean começou. Durante 1 ano era Tatiane que fazia o delivery, a panfletagem, divulgação em revistas e jornais locais, distribuía imãs de geladeira, etc. Sem nenhum capital de giro ela conseguiu um incrível marketing boca a boca na região. Com o negócio crescendo aos poucos conseguiu trazer pessoas e, finalmente, as máquinas de lavar, pagando à prestação.
Em 2012, já haviam quatro lojas e um galpão, no entanto o negócio estava estagnado e não dava lucro. Em busca de ajuda, Tatiane procurou por cursos gratuitos na internet e em 2012, se inscreveu para o processo seletivo do curso “10.000 Women”, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, patrocinado pela Goldman Sachs. Tatiane conseguiu a vaga e obteve capacitação em marketing, finanças, operação e produção de RH, além de ganhar uma consultoria gratuita. Decidiu tentar o concurso “Pequenas Gigantes”, da Aliança Empreendedora e do Instituto WallMart, que também oferecia capacitação para o negócio e Tatiane foi uma das escolhidas, conquistando um prêmio em dinheiro que a permitiu colocar seu plano de ações em prática. No final de 2013, conseguiu fazer o negócio dobrar seu faturamento e dar lucro.
Localizadas em Osasco e Carapicuíba, a rede atende principalmente às classes C e D. São mais de 15 mil clientes em 12 anos no ramo de lavanderias.