TecnologiaVendas

A palestra que motivou a criação da maior empresa de solução de pagamentos do país

Por trás da empresa que hoje se tornou líder no Brasil em soluções de pagamento pela internet, está Alphonse Guilherme Voigt, curitibano fundador do EBANX. O empreendedor entrou de cabeça para fazer algo que ninguém estava fazendo no país, construindo sua jornada em três pilares principais: primeiro a figura paterna, depois o filme Point Break – Caçadores de Emoções, e o terceiro, Steve Jobs.

Alphonse, com seus 3 anos, observava o pai de perto. Seu sonho era também ser piloto e entrar no mundo da alta velocidade como ele, seu herói. Até que seus pequenos sonhos de criança se desmancharam quando a empresa do pai quebrou.

A solução para a crise foi ir morar de favor com o avô paterno, e dali pra frente o surfe se tornaria sua principal paixão, dividindo seu tempo com a faculdade de Direito. Aos 18 anos foi assistir ao filme Point Break – Caçadores de Emoções no cinema e ficou apaixonado quando viu dois caras saltando em queda livre de paraquedas, e decidiu que era exatamente isso que ele queria. O único contraponto da situação é que, no contexto do filme, os personagens financiavam suas aventuras roubando bancos. Mas Alphonse deduziu que, para conseguir bancar seus hobbies, o desafio seria empreender.

Durante a graduação começou a organizar festas e eventos que lhe davam condições de financiar suas duas paixões. Em 2004, enquanto estava no mercado advogando, teve a oportunidade de se tornar CEO de uma empresa chamada LOTOBRAS, que mirava a perspectiva da legalização dos bingos no Brasil. Com menos de 30 anos, o empreendedor tinha uma ótima oportunidade em mãos, mas o governo acabou vetando a legalização, deixando Alphonse quebrado e com o peso do julgamento dos fornecedores.

“Não busque segurança se você quer empreender. Senão vá fazer um concurso público. Vá atrás da insegurança, porque a segurança vem depois e quintuplicada, na sua máxima potência.”

Até tentou voltar para área de eventos, sem sucesso. Na época, seus pais estavam se divorciando e o pai em crise profunda de depressão. Para ele nada mais poderia piorar.

Contudo, durante um novo salto de paraquedas, Alphonse sofre um acidente e chega ao hospital sem sentir as pernas e com uma fratura exposta na coluna. Chegou a ouvir que seu destino seria a cadeira de rodas. Naquele momento, por coincidência, havia um cirurgião de coluna atendendo somente naquele dia específico que avaliou o caso e decidiu operá-lo.

 

“Não adianta achar um probleminha. [para empreender] ache um problema grande e de preferência que tenha margem, receita, lucro. Já pense na ideia e como monetizar essa ideia.”

 

Um ano e meio depois, ainda se recuperando do trauma, Alphonse já havia sido convidado a ser apresentador de televisão e criado uma empresa chamada ASTROPAY, de processamentos de pagamentos. Mas, foi uma palestra de Steve Jobs para estudantes de Stanford, que reacendeu uma peça fundamental em sua vida: siga seu coração! Foi o insight de que precisava para que decidisse construir e correr atrás de algo maior.

Alphonse chamou para a sua nova missão os sócios Wagner Ruiz e João Del Valle. A sacada para a criação do EBANX, em 2012, foi quando perceberam que somente 30% dos brasileiros conseguiam fazer compras em sites estrangeiros. Os outros 70%, por não possuírem cartão de crédito internacional, não acessavam esse tipo de serviço. A EBANX foi crescendo gradualmente com sites clientes pequenos, quando, na hora certa e no lugar certo, o grupo chinês AliBaba chega ao Brasil buscando soluções de pagamento em forma de boleto para seu site. Em 2013, o EBANX é escolhido pelo gigante asiático e começa a processar os pagamentos em boleto do site ALIEXPRESS, o site que mais vende no Brasil. O grupo AliBaba atualmente é maior que a Amazon em termos de e-commerce no mundo.

A empresa conta hoje com mais de 400 colaboradores e em quatro anos se tornou líder no país em soluções de pagamento pela internet. Atualmente 75% das transações feitas pelo EBANX ocorrem por meio do boleto bancário e 5 milhões de brasileiros já compraram através do EBANX. Em seu portfólio de clientes, tem marcas globais como Spotify, Airbnb, Udacity, Wish, Facebook, Sony, PlayStation e GearBest. A empresa já processou US$ 1,2 bilhão em transações internacionais e alcançou a marca de 30 milhões de usuários nos países onde opera.

Na linha do pioneirismo, é uma das primeiras empresas de pagamento a se integrarem completamente com o Google Pay. Recentemente recebeu investimento de 30 milhões de dólares do fundo Norte Americano FTV Capital, o primeiro aporte realizado pelo FTV no Brasil.

Fonte
Portal FintechsEmpresa VendávelEndeavorValor EconômicoBlog Clube SebraeGazeta do PovoEcommerce NewsInnovation Pay 2017
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close