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O ex-garçom que reinventou e exportou o churrasco gaúcho

O fundador da maior rede de churrascarias de rodízio do mundo, a Fogo de Chão, transporta em seu DNA a brasilidade do jeito gaúcho de fazer churrasco para além das fronteiras. Ostentando uma presença global significativamente maior que no país de origem, a história do churrasco brasileiro pode ser contada através da resiliência de um jovem cheio de sonhos.

Arri Coser, 56 anos, cresceu em meio a natureza da serra gaúcha. Enfrentava uma caminhada de 5km para estudar e ajudava os pais na agricultura e no trato dos animais da fazenda todos os dias. Trabalho sempre fez parte da rotina de Arri, que desde cedo sonhava em ganhar dinheiro e poder conquistar seus bens. Aos 12 anos ele ganhava a estrada junto a um caminhoneiro para levar à capital os produtos do interior e trazer outros da cidade.

Com 14 anos, em 1970, se mudou para São Paulo junto com o irmão. Foi uma oportunidade dada por um amigo do seu pai, que tocava uma churrascaria. Passaram por todas as etapas exigidas na casa, como lavadores de pratos, auxiliares de garçom e, enfim, churrasqueiros.  Durante esse período como funcionário, o empreendedor buscava aprender como funcionava a gestão de restaurantes, já vislumbrando um futuro no ramo. Para conseguir absorver os conhecimentos que precisava sempre era o último a sair.

“Eu servia chopp para os donos do restaurante no final do expediente e ouvia tudo o que eles falavam. Assim aprendi como é gerenciar uma churrascaria.”

Com 16 anos já se arriscava a negociar a compra de pontos que pudesse começar seu negócio, mas pela pouca idade não era levado a sério. Após três anos de aprendizado na churrascaria, os irmãos decidiram voltar para o Rio Grande do Sul, dessa vez preparados e com a perspectiva de abrirem o próprio restaurante. Arri estava com 18 anos quando a oportunidade da sua vida surgiu e soube que uma churrascaria chamada Fogo de Chão, fundada em 1979, estava à venda. Como o dinheiro dos irmãos não era suficiente, precisaram trazer mais dois sócios ao negócio e contaram também com a ajuda do pai, que inteirou o que faltava com uma quantia que ele havia poupado uma vida inteira.

“Tem um monte de gente com dinheiro por aí, mas que não consegue fazer um negócio dar certo. Isso porque qualquer negócio também precisa de estrutura e de pessoas. Se surgir uma boa oportunidade, veja primeiro se há capacidade de aproveitá-la.” 

Mantiveram o nome e trouxeram para o negócio o tradicional rodízio de espeto corrido, que se transformou na marca forte da rede. A reinauguração foi em 1980 com 6 funcionários. O grande diferencial aplicado ao negócio foi justamente mudar a dinâmica desse mercado, pois enquanto as churrascarias se mantinham em meio a rodovias atendendo um público de caminhoneiros e viajantes, eles buscaram ocupar os grandes centros urbanos, o que faria da rede Fogo de Chão uma referência em churrasco premium no cenário nacional.

Levou algum tempo até abrirem mais duas unidades próprias. A rede acabou virando referência do bom churrasco para artistas, políticos, esportistas, empresários e jornalistas. A primeira Fogo de Chão aberta fora do Rio Grande do Sul foi em 1986, na capital paulista, a partir da venda de duas das três unidades. Logo no ano seguinte abriram a terceira unidade, no bairro de Santo Amaro, sempre com a visão de locais de alto poder aquisitivo. Diferenciando-se não só pela qualidade do churrasco e do serviço, é possível imergir na origem gaúcha da rede, com os garçons vestindo a típica calça bombacha, botas de cano alto e lenço vermelho no pescoço.

Entre os anos 80 e 90 foram abertas apenas três lojas, buscando sempre um negócio enxuto, sem gastos desnecessários e um crescimento meticuloso. A parte interessante da expansão da Fogo de Chão é que ela se deu principalmente, e em grande quantidade, fora do país. Arri viu no mercado americano a oportunidade de crescimento rápido, mesmo antes de abrir em grandes capitais do Brasil. A estreia da rede nos Estados Unidos aconteceu em 1997, na cidade de Dallas, no Texas, usando recursos próprios.

A aceitação americana foi tão forte que inauguraram novas unidades em cidades como Miami, Chicago, Atlanta, Baltimore, Denver, entre outras. E só foram abrir novas unidades em terras brasileiras em 2006 e 2007 em Belo Horizonte e Brasília, depois em Salvador em 2008, e a primeira unidade no Rio de Janeiro só viria em 2010. Em 2011, a rede foi vendida por US$ 62 milhões à gestora GP Investimentos, que já era sócia com 35% de participação. Já em maio de 2012, a empresa foi vendida para o fundo americano PRIVATE EQUITY THOMAS H LEE PARTNERS por US$ 400 milhões. E em 2018 a THL negociou o controle para o RHÔNE CAPITAL por US$ 560 milhões.

Após 8 meses sabáticos aproveitados com a venda da sua rede, Arri buscou novos caminhos para voltar a investir e empreender. Com a expertise dos anos em churrascaria investiu na abertura da rede NB STEAK, em 2013, com um investimento de R$ 20 milhões. A marca traz um conceito híbrido de rodízio com Steak House. Além da rede Maremonti, de comida italiana.

Hpje 75% da receita da rede Fogo de Chão vêm das unidades americanas, e atende mais de 4 milhões de clientes por ano.

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Gestão e Negócios DigisaBlog Mundo das MarcasFolha de S. PauloVeja SpRevista Pequenas Empresas Grandes NegóciosJornal Estado de MinasBlog SaiposPrograma Show BusinessMeu Sucesso.comSérie "Como eu comecei" - Isto É Dinheiro
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