ComércioModa

As amigas que levaram o luxo à outro nível

Formadas em Administração, as paulistanas Bárbara Diniz Almeida, com 31 anos, e Mariana Penazzo, 30 anos, já estiveram na lista dos 30 jovens mais influentes do Brasil pela Forbes. Com apenas 5 anos de existência, o empreendimento da dupla já transformou o mercado de moda festa principalmente na capital paulista e é o serviço queridinho das blogueiras.

Bárbara e Mariana se conheciam desde pequenas graças à suas famílias, e coincidentemente entraram juntas em Administração no Insper, antigo Ibmec. Em uma universidade que incentiva o empreendedorismo e a carreira no mercado financeiro, se formaram em 2008 e trabalharam na área. Bárbara atuou por 5 anos em um fundo de investimentos, e Mariana começou pelo mesmo caminho mas depois migrou para uma companhia aérea multinacional.

A ideia de mudar de carreira partiu de Mariana, empreendendo com um negócio de cupcakes, que não deu o retorno esperado. Em seguida, fez um convite à amiga e recebeu uma resposta positiva de imediato. Ficaram 2 meses se encontrando todas as noites e pensando sobre que negócio abrir. Em uma noite comum, depois de mais uma sessão de brainstorm sem resultado, Mariana foi experimentar os vestidos da amiga pois tinha um casamento próximo. Foi quando teve a ideia de alugar as peças, pois Bárbara tinha muitos vestidos que não usava mais. Porém, logo mudaram de assunto e acabaram deixando a proposta de lado.

“Barreira sempre existe. A gente fala que as coisas nunca vão cair do céu. Eu diria que não é tão simples, mas dá para fazer.”

No dia seguinte, Mariana estava na internet procurando vestidos de uma estilista inglesa e encontrou o seu preferido por 60 pounds. Animada com o preço baixo, foi concluir a compra e se deparou com o botão “ALUGUE AGORA”. Imediatamente ligou para a amiga e contou que a ideia do dia anterior já funcionava no exterior. As duas então estudaram melhor o negócio, e conversando com a diretora da Endeavor Brasil, também amiga das empresárias, descobriram uma empresa nos Estados Unidos que já fazia isso e que era um sucesso.

“Para formar um time, tem que pegar pessoas que querem empreender com você, que estão dispostas e acreditam no negócio. Isso é muito difícil, mas quando encontra é bem bacana.” 

A empresa Rent the Runway, recém-descoberta pela dupla, se tornou a principal inspiração das empreendedoras, que na época já era case de Harvard, com mais de 60 mil vestidos em seu acervo. Em meados de Junho de 2012, começaram a estudar tudo sobre a marca e fizeram o plano de negócios para viabilizar o empreendimento.

A ideia da Dress and Go é oferecer um serviço online de aluguel de vestidos de festa assinados por renomados estilistas por aproximadamente 20% do valor original da roupa. E com um método bem simples: acessando o site, escolhendo o tipo de evento e o tamanho, e selecionando o dia do recebimento. As peças são entregues em domicílio e podem ser devolvidas pessoalmente ou pelo correio.

Em Outubro do mesmo ano, com um investimento de R$ 150 mil, abriram um ateliê no bairro Itaim para receber as primeiras clientes enquanto o e-commerce estava em processo de produção, e apenas em Janeiro de 2013 colocaram o site no ar. Já com 7 meses de funcionamento, receberam um aporte da A5 Internet Investments no valor de R$ 1 milhão de reais. Dinheiro que foi usado em ações de marketing para expandir o negócio, além de levar o serviço para todo o país – hoje, a empresa atende o Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

No começo as duas amigas e sócias faziam tudo: faxinavam, escolhiam as peças, faziam as entregas, divulgavam a marca, etc. E com o tempo puderam contratar uma personal stylist, vendedoras e uma equipe para tecnologia da informação.

No primeiro ano de empresa, já contavam com 450 vestidos e 25 bolsas disponíveis para eventos como casamentos, formaturas, aniversários, etc. Com todas as peças compradas do show-room de cada estilista, em sua maioria brasileiros.

Em 2014 foram eleitas as Empresárias de Moda do ano pelo prêmio Glamour. E logo em Abril do ano seguinte receberam um novo aporte, dessa vez do fundo de investimento da Kaszek Ventures, uma das melhores venture capital da América Latina, e com o dinheiro expandiram o e-commerce, aumentando a linha de vestidos e acessórios.

Atualmente, o site da Dress and Go possui mais de 3 mil modelos de estilistas como Missoni, Carina Duek, Carlos Miele, TalieNK, Iódice, Reinaldo Lourenço, entre outros. No site é possível conferir todos os valores e também os preços originais de venda para comparação

Fonte
Revista GlamourFashion MeetingGlamurama UolRevista Pequenas Empresas Grandes NegóciosPME EstadãoPortal AdministradoresEcommerce NewsStartupiDestino Negócio
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close