Por trás da empresa que hoje se tornou líder no Brasil em soluções de pagamento pela internet, está Alphonse Guilherme Voigt, curitibano fundador do EBANX. O empreendedor entrou de cabeça para fazer algo que ninguém estava fazendo no país, construindo sua jornada em três pilares principais: primeiro a figura paterna, depois o filme Point Break – Caçadores de Emoções, e o terceiro, Steve Jobs.
Alphonse, com seus 3 anos, observava o pai de perto. Seu sonho era também ser piloto e entrar no mundo da alta velocidade como ele, seu herói. Até que seus pequenos sonhos de criança se desmancharam quando a empresa do pai quebrou.
A solução para a crise foi ir morar de favor com o avô paterno, e dali pra frente o surfe se tornaria sua principal paixão, dividindo seu tempo com a faculdade de Direito. Aos 18 anos foi assistir ao filme Point Break – Caçadores de Emoções no cinema e ficou apaixonado quando viu dois caras saltando em queda livre de paraquedas, e decidiu que era exatamente isso que ele queria. O único contraponto da situação é que, no contexto do filme, os personagens financiavam suas aventuras roubando bancos. Mas Alphonse deduziu que, para conseguir bancar seus hobbies, o desafio seria empreender.
Durante a graduação começou a organizar festas e eventos que lhe davam condições de financiar suas duas paixões. Em 2004, enquanto estava no mercado advogando, teve a oportunidade de se tornar CEO de uma empresa chamada LOTOBRAS, que mirava a perspectiva da legalização dos bingos no Brasil. Com menos de 30 anos, o empreendedor tinha uma ótima oportunidade em mãos, mas o governo acabou vetando a legalização, deixando Alphonse quebrado e com o peso do julgamento dos fornecedores.
“Não busque segurança se você quer empreender. Senão vá fazer um concurso público. Vá atrás da insegurança, porque a segurança vem depois e quintuplicada, na sua máxima potência.”
Até tentou voltar para área de eventos, sem sucesso. Na época, seus pais estavam se divorciando e o pai em crise profunda de depressão. Para ele nada mais poderia piorar.
Contudo, durante um novo salto de paraquedas, Alphonse sofre um acidente e chega ao hospital sem sentir as pernas e com uma fratura exposta na coluna. Chegou a ouvir que seu destino seria a cadeira de rodas. Naquele momento, por coincidência, havia um cirurgião de coluna atendendo somente naquele dia específico que avaliou o caso e decidiu operá-lo.
“Não adianta achar um probleminha. [para empreender] ache um problema grande e de preferência que tenha margem, receita, lucro. Já pense na ideia e como monetizar essa ideia.”
Um ano e meio depois, ainda se recuperando do trauma, Alphonse já havia sido convidado a ser apresentador de televisão e criado uma empresa chamada ASTROPAY, de processamentos de pagamentos. Mas, foi uma palestra de Steve Jobs para estudantes de Stanford, que reacendeu uma peça fundamental em sua vida: siga seu coração! Foi o insight de que precisava para que decidisse construir e correr atrás de algo maior.
Alphonse chamou para a sua nova missão os sócios Wagner Ruiz e João Del Valle. A sacada para a criação do EBANX, em 2012, foi quando perceberam que somente 30% dos brasileiros conseguiam fazer compras em sites estrangeiros. Os outros 70%, por não possuírem cartão de crédito internacional, não acessavam esse tipo de serviço. A EBANX foi crescendo gradualmente com sites clientes pequenos, quando, na hora certa e no lugar certo, o grupo chinês AliBaba chega ao Brasil buscando soluções de pagamento em forma de boleto para seu site. Em 2013, o EBANX é escolhido pelo gigante asiático e começa a processar os pagamentos em boleto do site ALIEXPRESS, o site que mais vende no Brasil. O grupo AliBaba atualmente é maior que a Amazon em termos de e-commerce no mundo.
A empresa conta hoje com mais de 400 colaboradores e em quatro anos se tornou líder no país em soluções de pagamento pela internet. Atualmente 75% das transações feitas pelo EBANX ocorrem por meio do boleto bancário e 5 milhões de brasileiros já compraram através do EBANX. Em seu portfólio de clientes, tem marcas globais como Spotify, Airbnb, Udacity, Wish, Facebook, Sony, PlayStation e GearBest. A empresa já processou US$ 1,2 bilhão em transações internacionais e alcançou a marca de 30 milhões de usuários nos países onde opera.
Na linha do pioneirismo, é uma das primeiras empresas de pagamento a se integrarem completamente com o Google Pay. Recentemente recebeu investimento de 30 milhões de dólares do fundo Norte Americano FTV Capital, o primeiro aporte realizado pelo FTV no Brasil.