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Usando uma batedeira ele criou um produto que revolucionou seu jeito de ganhar dinheiro

 

O caminho do empreendedorismo não foi uma linha reta na vida de Lito Rodriguez (49), fundador da empresa DryWash. Nascido em São Paulo, em 1968, Lito é filho de imigrantes espanhóis humildes, sua mãe trabalhava como costureira enquanto o pai era ajudante geral em uma indústria. Com a vinda de seus tios para o Brasil, a família decidiu se unir e montar uma marcenaria, que veio a crescer e prosperar com o tempo.

Foi em meio a uma empresa familiar e muito unida que Lito nasceu, mas mesmo jovem, não enxergava o negócio da família como algo seu. Começou a trabalhar no negócio da família aos 18 anos e aos 19 criou sua primeira empresa de móveis e decoração com mais 2 sócios. Em 2 anos ele vendeu sua parte e ganhou seu primeiro dinheiro expressivo, no entanto continuou trabalhando na empresa da família e passando os dias desmotivado. Permaneceu até seus 25 anos, quando foi demitido.

“Para mim, não existe o empreendedor de oportunidade. Um empreendedor, por natureza, é de necessidade. Não a necessidade financeira, e sim a necessidade de empreender.

Apesar do baque, a demissão despertou Lito para uma nova empreitada. Juntou sua economias e se associou a um negócio de fundição de Estanho. Em menos de um ano, porém, ele se desfez da sociedade, ficando sem economias. De volta à estaca zero, era grande o sentimento de que não estava se realizando profissionalmente. Até que, no início dos anos 90, observando o nascimento e o declínio de vários Lava-Rápidos, Lito enxergou potencial no segmento que vinha sendo, até então, explorado como ganho de dinheiro rápido. Sua ideia era estruturar seu negócio para sobreviver a longo prazo, e principalmente buscar sua diferenciação.

Montou o primeiro Lava-Rápido no bairro de Moema (SP) em 1994, aos 26 anos. Enquanto os concorrentes cobravam ínfimos R$12 reais por lavagem, Lito começou cobrando R$ 30. Profissionalizou a empresa contratando com carteira assinada, uniformizando, investiu em treinamento e formação, ofereceu refeitório, sala de descanso, promovendo integração com as famílias dos funcionários, e buscando a construção de um ecossistema de carreira.

Desde o início, seu negócio já se propunha a usar menos água na lavagem dos carros, mas fora os fins de semana a empresa estava longe de ir bem. Daí surgiu a ideia: em vez de esperar pelo cliente, vamos até eles. A proposta era lavar o carro onde ele estivesse, e a resolução do empreendedor foi desenvolver uma lavagem que não precisasse de água.  

 

“O negócio é ter perseverança. Eu fiquei de 94 a 99 só trocando figurinha. Quando comecei a gerar caixa, investi mais um pouco. Isso é perseverança.”

 

Era comum que as pessoas ouvissem a ideia e rissem ou dissessem que era absurdo. Ao final do ano de 1995, cruzando informações e investindo tempo, Lito conseguiu desenvolver e patentear sua fórmula de lavagem a seco em 1996, usando uma  batedeira emprestada da sogra. Mesmo não tendo sido a questão ambiental o principal motivo para o surgimento da tecnologia mundialmente pioneira, a empresa de Lito passaria a economizar incríveis 316 litros de água a cada automóvel lavado. O desafio seguinte, porém, foi convencer as pessoas de que aquilo de fato funcionava.

A prova de que Lito havia criado o negócio de sua vida veio com o franqueamento do negócio em 1998, que causou um rápido crescimento do negócio até 2001. Em dois anos, já existiam mais de 120 lojas. Naquela época sua rotina era trabalhar 18 horas por dia, 7 dias por semana, chegando a atender até 30 candidatos a franquia por dia, individualmente. Contudo, começou a enfrentar dificuldade de estabelecer um equilíbrio na gestão dos processos, das tecnologias e das pessoas. Em 2000, chegou a ter 220 unidades franqueadas, mas pelo menos 40% delas estavam fora do padrão. Os franqueados não estavam comprometidos com a durabilidade do negócio.

Foi então que Lito precisou tomar a decisão que salvaria a vida da sua empresa: mandou parar o crescimento. Daquele dia em diante o foco era  reestruturação. Atualmente a DryWash está em 8 estados brasileiros com 55 unidades presentes em diversos estacionamentos no Brasil e mais uma série de prestadores de serviço delivery. A maior parte concentrada em São Paulo.

Em 2005, foi a primeira pequena empresa a receber o financiamento da agência de fomento do Banco Mundial (IFC). No ano seguinte, Lito estruturou uma fábrica chamada Multieco, oferecendo uma grande linha de produtos para limpeza a seco, e prestando serviço de industrialização por encomenda para empresas como Norton, do Grupo Saint Gobain.

No ano de 2010, lança sua primeira linha de produtos direcionados ao consumidor final, e em 2013, vendeu suas unidades, transformando-as em franquias. Criou a Via Indicadores Processamento de Dados Ltda, fazendo parte do Grupo DWX, que investe em negócios sustentáveis e de compartilhamento de recursos. Em 2016, lançou-se no setor de  limpeza de superfícies domésticas.

O faturamento das franquias é estimado em R$ 40 milhões, enquanto o da fábrica é de R$ 5 milhões. O produto desenvolvido por Lito já está presente nos Estados Unidos (USA), Europa e Ásia. A DryWash ostenta a marca de 70 mil carros lavados por mês sem água e o número incrível de 22 milhões de litros de água economizados. Já o próximo negócio ambicioso do empreendedor é o desenvolvimento do DryWash Air [lavagem a seco de aeronaves].

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